sábado, 31 de janeiro de 2009

Ao falar-vos do Jack-in-the-box* de Art Spiegelman no antepenúltimo post (habilmente transformado em "Zack in the box") lembrei-me que aquela personagem de banda-desenhada que eu apelidei anteriormente de "a mais inteligente do mundo inteiro" também ela interagiu com esse brinquedo que faz as delícias de pequenos e graúdos:

^^^ Nesta (metade de) página vemos um inspector da alfândega belga abandonar-se a um demoniáco excesso de zelo do qual, mais uma vez, o Gaston é vítima...

E já que voltei a mencionar o assunto, parece-me injusto não falar da outra personagem de banda-desenhada que eu considero a mais inteligente do mundo inteiro - O POPEYE:

^^^ Sempre um gentleman, quer seja na sua incarnação "animada", quer seja na sua versão "cinética" em papel, da autoria de Elzie Crisler Segar...

^^^ Esta é uma das tiras da série que ele desenhava há já dez anos, "The Thimble Theatre"** - e é a pimeira em que o Popeye aparece!
Nela vemos o irmão da formosa Olívia Palito***, o baixinho, acompanhado do então pretende ao amor da dita cuja (que Popeye cedo se encarreguerá de fazer desaparecer) no momento em que ambos vão à procura de um misterioso tesouro... Para tal necessitarão da ajuda de um marinheiro, que de cowboy efectivamente se verá que tem pouco:

[^^^ Acima, uma tira em que Popeye é já uma das personagens principais da série].

Célebre pela sua coragem destemida e os seus ferruginosos espinafres nos desenhos animados, nas "comic strips"**** Popeye é-o mais pela sua naturalmente prodigiosa resistência física...

[As tiras em inglês encontram-se na recente edição intergral da série (cujo terceiro volume chegará em breve a Portugal), da responsablidade da editora norte-americana Fantagraphics. As tiras portuguesas foram lançadas num dos volumes de uma das coleções de B-D do jornal "Público"].

-----------------------------
*: Diable-à-ressort em françês - em português: ...?
**: Literalmente, "o teatro de dedal"...
***: Em inglês, Olive Oyl - Azeitona em Óleo, óleo de azeitona?
****: Tiras cómicas.

1 comentário:

Anónimo disse...

I LOVE POPEY!