sexta-feira, 17 de junho de 2011

A quarta meia-página deste grupo de 5 (III-A-III-1-d):

- A preocupação de Pessoa com a administração financeira da revista "Orpheu", no primeiro quadradinho, é comunicada pelo próprio ao Armando Côrtes-Rodrigues em carta de 4 de Março de 1915.

- A parte referente à capacidade e saúde financeira da Renascença Portuguesa é por sua vez inspirada numa passagem de um texto pessoano «para a divulgação em francês» de "Orfeu" - o penúltimo parágrafo da página 52 do livro "Sensacionismo e outros Ismos" (já aqui referido).

- O interesse pelas vendas e assinaturas no Brasil também é explicitado na mesma carta a Côrtes-Rodrigues.

- A «energética campanha de divulgação» levada a cabo para a revista "Orfeu" está grandemente documentada no volume "Sensacionismo e outros Ismos".

- Da capa de "Orpheu" encontram-se na internet várias repoduções a cores (mais ou menos saturadas) de má qualidade.
Esta versão, no segundo quadradinho, deve-se, é claro, à Catarina Verdier.

(A imagem abaixo reproduzida encontra-se na edição facsimilada da Contexto dos dois números da revista, assim como das provas de página do terceiro número que permaneceu inédito:)


- O final do poema transcrito no terceiro quadradinho é um dos dois que mais escândalo causaram, segundo conta o próprio Fernando a Côrtes Rodrigues em carta de 4 de Abril de 1914. O outro é a "Ode Triunfal" de Álvaro de Campos.

- O quarto quadradinho contém algumas frases tiradas de um breve diário que F.P. manteve «aquando da publicação de "Orpheu"», mais precisamente de 24 até 27 de Março desse ano. Encontra-se publicado no volume acima apresentado e também em "Sensacionismo e outros Ismos", de que voltarei aqui a falar...

- A fala do quinto e último quadradinho também é inspirada na carta a Côrtes-Rodrigues de 4 de Abril.
---------------------

O poema é o "16" de Mário de Sá-Carneiro («Para os "Indicios de Oiro"»)...

Deixo-vos com um quadradinho no qual estamos neste momento a trabalhar:

Sem comentários: