segunda-feira, 4 de abril de 2011

A meia-página seguinte (III-A-I-2-d)...

...tem por tema o preâmbulo do famoso "dia triunfal" (à semelhança das duas primeiras deste grupo de cinco - ver aqui), e exige portanto o mesmo grau de atenção à verdade do Acontecimento, sendo essa verdade dupla: há aquela que Fernando Pessoa contou, e aquela, factual, que muitos investigadores pessoanos se dedicam a elucidar, no seguimento do que fez Ivo Castro ao oficializar o "problema" (na sua edição crítica de "O Guardador de Rebanhos", de 1981)...

Baseando-me desordenadamente nas informações disponíveis, como é infelizmente meu hábito, optei por apresentar, como primeiro sinal da poética propriamente caeiriana nesta banda-desenhada, a primeira metade do poema "A Salada" - uma das quatro* canções doentes inseridas em "O Guardador de Rebanhos".

----------------------
*: Ou duas, ou cinco... segundo as habituais dúvidas de Fernando Pessoa.
----------------------

Na primeira lista de poemas elaborada por Pessoa*,em número de 7, essas mesmas quatro canções já estão presentes e serão mais tarde consideradas "canções doentes".

Nessa primeira lista a "doença" ocupa portanto um lugar considerável.

O primeiro poema da lista é "A Salada" e no manuscrito final de Pessoa, está assinalado com a seguinte indicação em inglês: "early"**.

Este poema poderá ter sido especial para F.P., que numa nota solta escreveu***:

«Aqui, na poesia 17, é que colhemos em acção as influências fundadoras de Caeiro: Cesário Verde e os neo-panteístas portugueses. E o 7º verso é Cesário Verde puro. O tom geral podia ser quase de Pascoaes».

----------------------
*: Que se encontra no livro "Poesia" de Alberto Caeiro, publicado pela Assírio & Alvim em 2004 (entre outros).
**: Aqui, o link para uma reprodução fac-similada do manuscrito, tal como nos é facultado no Espólio Digital de Fernando Pessoa, da responsabilidade da Biblioteca Nacional.
***: Como nos relata Fernando Cabral Martins na edição acima referida.
----------------------

Última nota: no último quadradinho desta m-p Mário de Sá-Carneiro lê aos amigos as primeiras frases do seu conto "Resurreição" (amigos que sob nomes aproximados aí desempenham papéis importantes). (Informação contida no postal de 20 de Março de 1914 endereçado a Fernando Pessoa).

----------------------

[^^^ Página 103].

[^^^ Página dupla 102-103].

Sem comentários: