terça-feira, 9 de dezembro de 2008

AGORA SOBRE B.D. "em geral":

Na sequência do lançamento norte-americano da nova edição da sua primeira Obra de Arte em banda-desenhada, "Breakdowns" - aumentada de um prefácio desenhado e contextualizada historicamente por ele próprio, são muitas as notícias/entrevistas sobre Art Spiegelman (1948-...) a encontrar na internet.
Aqui está uma particularmente interessante (não "editada", segundo nos diz o seu autor) onde Art nos dá a sua (nossa) definição do que é a arte ("that stupid college question"):
«A arte é tudo o que dá forma aos pensamentos e sentimentos individuais...».

... Já nos anos 60/70 Spiegelman tomara sobre si a responsabilidade - ousada à época e ainda hoje- de reclamar para a B.D. o estatuto de Forma Artística. A sua obra-prima, "Maus - a história de um sobrevivente" (que demorou 13 anos a ser feita), foi mundialmente reconhecida como tal.

Vem-me à cabeça falar a esse propósito da obra de outro autor norte-americano, também ele um paladino da banda-desenhada, o Will Eisner (1917-2005):

[^^^Aqui nas palavras/imagens de Scott McCloud, em "Reinventing Comics". As iniciais assinaladas por um asterisco no 4º quadradinho significam: National Cartoonists´Society.]

... E dando seguimento ao tom mais optimista do post de Novembro sobre "As Ideias Negras" de Franquin, convém mencionar a publicação em Portugal deste álbum*:

... Um retrato magistral (e trágico) do percurso de várias gerações que se unem num mesmo tronco familial, endinheirado e com "estatuto" social, com a crise bolsista dos anos 30 em pano de fundo.

Este autor evidencia nas suas obras tardias uma particularide rara: em vez de partir de uma "grelha" gráfica dentro da qual a acção decorre e consequentemente por ela é moldada, é o próprio conteúdo da acção (sentimentos e ideias) que dá forma gráfica à página, por ordem de importância, como podem constatar no exemplo acima reproduzido (ordem essa que não corresponde à sequencia da leitura verbal mas antes à da percepção visual) : há um acontecimento social ao qual a esposa não irá por causa de uma discussão que o marido provoca: combinara previamente ir com a amante...

*: Há mais duas obras deste autor editadas em Portugal - edições Gradiva - e encontram-se com alguma facilidade os originais e versões brasileiras...

Sem comentários: