domingo, 24 de julho de 2011

A terceira meia-página deste grupo de 5 - III-B-I-1-c:

Em carta a Fernando Pessoa de 10 de Agosto de 1915 Mário escreve: «Interessou-me o que diz da revista inglesa. Com que então quase do tamanho duma mesa?».
Suponho que seja o primeiro número da revista "Blast" a que F.P. se refere:

Na página em inglês da Wikipédia sobre este orgão do modernismo inglês (um deles) o tamanho exacto da revista não é referido: «The first edition was printed in folio format, with the oblique title BLAST splashed across its bright pink soft cover».
O formato "folio" é suposto ser o maior de todos: «The term "folio" as applied to such books may refer simply to the size, i.e., books that are approximately 15 inches (38 cm) tall».
Como eu não encontrei mais informação sobre esse assunto na internet nem nunca vi um original da revista (penso que ainda existem os dois números na biblioteca pessoal do poeta) fica infelizmente para mim a dúvida quanto à representação que fiz da "Blast", um pouco maior até do que o tamanho de uma mesa. (Dúvida essa que deverá ser esclarecida antes de dar por concluída esta banda-desenhada).

2 comentários:

Nuno Hipólito disse...

Miguel. Acho que tem 31cm. Pelo menos do que se depreende da digitalização da CFP: http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/bdigital/0-29MN_2/2/0-29MN_2_master/0-29MN-1/0-29MN-1_item2/index.html

Miguel Moreira disse...

Obrigado Nuno.

Vou ter que a reduzir no desenho portanto.