(Blogue onde se dá a conhecer a biografia em banda-desenhada homónima do Poeta, da autoria de Miguel Moreira - cor: Catarina Verdier, e onde se tecem algumas considerações sobre: essa obra, B.D. em geral e assuntos pessoanos).
sexta-feira, 21 de maio de 2010
A primeira meia-página (a) do primeiro grupo de 5 m-p do segundo ciclo de 15, do segundo conjunto de 45 do segundo arco de 90 (II-B-II-1-a):
... Num total de 300 m-p, seguida das reproduções das primeiras páginas e das transcrições parciais de duas cartas endereçadas no início de 1911 a Fernando Pessoa pela sua mãe, e das quais selecionei as frases que, uma vez reorganizadas, preenchem o primeiro quadradinho da mesma:
... Tal como podem ser encontradas no livro abaixo apresentado, já aqui mencionado:
sexta-feira, 14 de maio de 2010
A última meia-página (e) deste terceiro grupo de 5 (II-B-I-3-e):
quinta-feira, 13 de maio de 2010
As meias-páginas c e d deste grupo de 5 (II-B-I-3-c e d):
Seguidas das páginas 82 e 83 do livro:
Abaixo, um exemplo de quanto é trabalhoso escrever dois pequenos quadradinhos de texto (o verde e o azul):
Esforço este que não acaba com as incertezas já que o conteúdo pode a qualquer momento ser julgado insatisfatório* e obrigar o autor a reescrevê-lo em parte ou na totalidade, ainda para mais com a obrigação de o encaixar no espaço limitado disponível.
-------------------- *: Como já aconteceu, sendo que ainda existem casos divulgados neste blogue à espera de resolução.
domingo, 9 de maio de 2010
O quadradinho central da terceira meia-página deste grupo de 5 (II-B-I-3-c):
Seguido da cor da mesma m-p:
Quero também aqui partilhar (no seguimento do que fez o Nuno Hipólito no seu blogue o mês passado) o seguinte vídeo, onde poderão assistir a uma muito divertida e penetrante tradução/interpretação de um poema de Alberto Caeiro (o guardador de rebanhos que nunca gardou rebanhos):
Segue-se também o link para uma igualmente interessante entrevista que o referido pessoano conseguiu junto da acima apresentada poetisa canadiana, Erin Moure.
sábado, 1 de maio de 2010
As meias-páginas a e b do terceiro grupo de 5, do primeiro ciclo de 15, do segundo conjunto de 45, do segundo arco de 90 (II-B-I-3-a e b):
[^^^ Se preferirem ler as primeiras 150 meias-páginas seguidas, sem comentários do autor, cada etiqueta refere-se a um grupo narrativo de 5 meias-páginas].
[- O site do Druillet (em françês) merece ser explorado por completo. - O do Franquin (tb em fr) é simplesmente imperdível - a sua personagem mais conhecida, o terrível Gaston LaGaffe, é uma obra-prima do género!. - No do Gotlib (1) (em fr.), vale a pena ir directamente aos clássicos - "classiques". -Várias histórias do Gotlib (2) em português!!! - através do sistema de busca da revista/site Piauí (Brasil)... Vale a pena lê-las todas! - Fernando Pessoa encontra "Os Piratas do Tietê" em "O Poeta" - de Laerte. - De Art Spiegelman, o autor de outra obra-prima: "Maus", estão disponíveis na internet excertos da sua mais recente obra in progress (depois de "In the Shadow of No Towers"), entretanto "acabada", intitulada "Portrait of the Artist as a Young %@?*!"... (em inglês). - Da responsabilidade de Art Spiegelman e Françoise Mouly, a nova colecção de "comics", Toon Books, propõe despertar nas crianças, a partir dos 4 anos de idade, a compreensão dos códigos da leitura e da escrita e, consequentemente, o interesse pela literatura, através de narrativas visuais simples e muito bem elaboradas (em ingl.). - O Gary Panter (americano) chamou-me recentemente a atenção por causa da sua "adaptação" da Divina Comédia de Dante, protagonizada pela sua personagem "fétiche": Jimbo. Artista multi-facetado, é a "pantera punk" dos comics... - Scott McCloud (am.) é um original autor teórico-prático de B.D. e webcomics. - Loustal (fr.), excelente aguarelista, transpõe com facilidade o limite que separa a banda desenhada (de qualidade) das Belas-Artes. - James Kochalka, autor prolífico já publicado em Portugal - no seu site (am.) é possível seguir dia a dia o seu diário em B.D. - update: após 14 anos, o autor decidiu pôr fim ao seu diário. A ultima página foi realizada no último dia de 2012].
"PESSOANA - Bibliografia Passiva, Selectiva e Temática" até 31 de Dezembro de 2004 da autoria de José Blanco, referência pessoana "obrigatória" em dois volumes (o 1º de 925 páginas e o 2º - o índice - de 190).
FERNANDO PESSOA e o Modernismo português, de A a Z ("À Memória do Presidente-Rei Sidónio Pais"---"Zen").