quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Metade a preto e branco da última meia-página deste ciclo (V-2-e):

A imagem de Fernando Pessoa de chapéu tem fortes semelhanças com uma série de imagens da autoria de Moebius:

Reproduzo aqui parte da cena final da sua "Garagem Hermética" - a que dará continuidade anos mais tarde:

... Continuação directa aliás, já que a porta pela qual o Major Grubert escapa à ameaça de morte pendente vai dar directamente a uma estação de metro, a suposta "realidade" da qual sairá para outra igualmente irreal.

"A Garagem Hermética" foi o primeiro álbum de BD que comprei quando regressei "definitivamente" a Portugal.
Nesse ano longínquo de 1991, o álbum custou-me 900 escudos, leram bem: 900 escudos - 4 euros e meio!
Seis anos depois o álbum "O Homem do Ciguri" valia 2150 escudos (10,75 euros)!
Hoje em dia esses livros devem valer entre 15 e 20 euros... Três ou quatro vezes mais.

Este aumento dos preços não depende só da inflação ou do que quer que seja; também depende de opções editoriais. Basta ver o caso das revistas de super-heróis que deixaram de ser publicações baratas (brasileiras) para passarem a super-produções em papel "couché" (acompanhando a tendência americana, é verdade) com preços iguais ao dos livros em geral, o que veio a ser, suponho, a causa funesta do desaparecimento total dete tipo de publicação do seu meio natural: a banca de jornais e revistas.

E o que dizer deste caso mais flagrante: a capa abaixo reproduzida é de um dos meus cinco volumes da tradução brasileira da série (campeã de vendas) intitulada "AKIRA", japonesa logo a preto e branco mas colorida por americanos.

Este álbum de quase 400 páginas foi por mim descoberto por acaso e comprado por 900 escudos também!... Não pude completar a história que devia contar com dez volumes (logo umas 4000 páginas) porque a sua esparsa distribuição foi interrompida.
Anos depois a editora "Meribérica/Liber" começou a publicação da mesma série, também a cores mas em volumes com no máximo 200 páginas, em papel mais grosso, e com preços que deviam rondar os 15 euros ou mais... O Nuno Costa, um amigo meu, começou a colecção mas desistiu rapidamente; pudera! Por esse preço a história completa deveria valer uns 60 contos (300 euros)!
A publicação da série foi interrompida a meio e a editora faliu entretanto. Não me pergunto porquê.

Sem comentários: