terça-feira, 15 de abril de 2008

A quarta meia-página deste ciclo:

3 comentários:

Anónimo disse...

Interessante essa relação de Pessoa com Cliford (embora eu senti-se alguma inveja deste quando se lembrava do Pessoa). Será que Pessoa não tinha também uma paixoneta de juventude (eventualmente uma masculina e uma feminina)? Lembrei-me de passagens em Campos que falam de nomes Ingleses e parecem lembrar a juventude. Só uma intuição velha minha.

Miguel Moreira disse...

É provável que a relação entre os dois fosse uma de rivalidade, que se terá agudizado aquando do "Intermediate Examination"... O que dizer da carta que Pessoa lhe terá enviado(?), fazendo-se passar pelo dr. F. Antunes, inquirindo-o sobre a sua própria saúde mental?... O idoso Geerdts dirá que suspeitara da identidade do remetente, mas, será a verdade, ou um tardio revisionismo, aí já certamente tingido de inveja?

Quanto a possíveis paixonetas, a meia-página seguinte irá justamente abordar (muito ao de leve) as relações com o sexo oposto. Intitula-se: "O Homem das Nuvens".

Quanto a uma atracção pelo mesmo sexo (essa "inversão fruste" segundo F.P.), acabei por abordá-la indirectamente (não sei se indirectamente demais) na 7ª m-p a contar desta, e por acaso envolve também o Geerdts...

Miguel Moreira disse...

Devo dizer que, após uma troca de ideias sobre este assunto, decidi (provisoriamente?) trocar o título desta m-p po "Caro colega,", como podem constatar mais acima, no post de 18 de Abril.