domingo, 30 de janeiro de 2011

Outra vez a meia-página II-B-III-3-c, agora a cores:

------------------------
Uma notícia (para dar um ar de actualidade ao blogue):

- Art Spiegelman ganhou o grande prémio da cidade de Angoulême, um prémio de carreira e excelência atribuído anualmente durante esse festival francês mundialmente conhecido (que decorreu esta semana).

Podem ler se o desejarem este breve artigo, em inlês, sobre o essencial do festival.

Como aí diz o "comic reporter", o «most acclaimed cartoonist alive on the planet» será também para o ano o presidente do júri do festival, com forte responsabilidade na realização da edição seguinte.

Aqui podem consultar a lista de premiados desde 1974 - olha... não sabia que o primeiro premiado era o Franquin!, o criador do sublime empregado de escritório que é o Gaston Lagaffe!...

[^^^ Na imagem acima apresentada, o cartaz deste ano, da responsabilidade de Baru, o presidente do júri em 2010 - o que significa que Spiegelman vai ser o autor do próximo cartaz!!! Uáu!].

[Ah! E esquecia-me: na parede, retratos de, Franquin, Hergé (Tintim), Goscinny (Astérix e Obélix) e Hugo Pratt (Corto Maltese)].

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

E agora, mais três meias-páginas, a preto e branco...

... as primeiras do último grupo de 5 meias-páginas (o 3º) do terceiro ciclo de 15 m-p do segundo conjunto de 45 do segundo arco de 90 - (II-B-III-3-a, II-B-III-3-b, e II-B-III-3-c), ou, por outras palavras, o final do segundo acto desta história:

----------------------------
Deixo-vos com esta imagem encontrada na internet:

Referência à recente decisão, nos E.U.A., de se ter repudiado oficialmente (?) a perspectiva esclavagista do romance de Mark Twain, "Huckleberry Finn" (o amigo de Tom Sawyer)...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Para passar um bom momento... mais uma extensa entrevista com Art Spiegelman...

... Na qual aprendemos, por exemplo, que Art, quando jovem, não raras vezes adormecia em cima de pilhas de jornais (cheios de banda-desenhada, é claro!) na cave do seu mentor, Woody Gelman, tendo-lhe acontecido uma vez sonhar por cima de uma página de "Happy Hooligan" um sonho relacionado com essa mesma personagem de comics...

... que regressaria ao seu imaginário anos mais tarde, em "In the Shadow of No Towers" (^^^ imagem acima), numa espécie de avatar* autobiográfico:

*: Palavra do próprio autor.
------------------------------------

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Oito maços de apontamentos biográficos e temáticos em folhas A6, de mais ou menos dois centímetros de espessura cada...

... organizados cronologicamente várias vezes, à medida que novas leituras vinham enriquecer esta base de dados imediatamente necessária à realização da banda-desenhada, foram agora mesmo integralmente passados a limpo na sua sequência definitiva para o seguinte dossier (A5)...

... o que me permitirá doravante não sofrer tanto com as várias hesitações e dúvidas que me assolam antes da realização de cada meia-página, o que até calha bem já que o objectivo para este ano de 2011 é acabar esta obra.